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Motivar funcionários pode amenizar crises nas empresas

A produção industrial brasileira sofreu queda em 7 dos 14 estados pesquisados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Postado em 04/05/2017

A produção industrial brasileira sofreu queda em 7 dos 14 estados pesquisados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A pesquisa, que compara dados de novembro de 2014 e 2013, mostra que a atividade fabril caiu em todas as regiões do país, com destaque para os estados do Amazonas, com queda de -4,0%, Minas Gerais, com -2,6% e São Paulo, com -2,3%.

O Paraná também teve queda na produção no mês de dezembro, se comparado ao ano de 2013. A baixa foi impulsionada pelo setor de veículos, automotores, reboques e carrocerias (-27,3%), prejudicado pela crise no setor automotivo.

A queda na produção significa prejuízo para as empresas e, consequentemente, para os funcionários. Algumas empresas preferem diminuir o quadro de colaboradores para tentar controlar a crise. Outras, investem em estratégias para otimizar o trabalho e animar os funcionários em busca de um desenvolvimento positivo.

Para o palestrante e escritor Daniel Godri Jr, motivar o trabalhador antes, durante e depois de uma crise é essencial para que o ritmo de produção não piore. Segundo Godri Jr, nos períodos difíceis de uma empresa, o desempenho humano é o principal diferencial. “Quando há uma crise e funcionários são demitidos, os demais trabalhadores acabam ficando inseguros com a possibilidade de serem os próximos. A insegurança gera medo e o medo paralisa as pessoas. Um trabalhador com medo não executa bem sua função e isso prejudica ainda mais os resultados”.

O Instituto Gallup estima que cerca de 300 milhões de dólares são perdidos nos Estados Unidos todos os anos por conta da falta de motivação. Por isso, segundo o palestrante, investir em motivação pessoal pode amenizar crises e gerar resultados financeiros positivos.

“Os funcionários precisam se sentir seguros no ambiente de trabalho, mesmo em meio a demissões e queda nos lucros. Então, é importante que, durante o período difícil, os responsáveis enfatizem aos funcionários que a dificuldade é uma fase temporária. Também é preciso dizer que é com a dedicação de todos que a situação vai mudar”, explica Godri Jr.

O palestrante destaca ainda que os líderes também precisam mostrar-se como membros da equipe, mais próximos dos funcionários. Ele também lembra que as empresas devem investir em motivação durante o ano todo e não apenas em época de crise. Trabalhadores motivados atuam melhor e contribuem com o aumento da produção e, consequentemente, com a melhora nos resultados financeiros.

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