Algumas pessoas acham que um gerente, chefe ou até mesmo um líder é alguém soberano em suas decisões, idéias e opiniões. Acreditam, além disso, que ouvir subordinados é um sinal de fraqueza, falta de pulso e indecisão. Nada mais falso que isto!
Outros ainda até escutam seus funcionários mas, na verdade, não ouvem nada. Ou seja, estão de corpo presente mas são incapazes de refletir, aceitar ou ao menos prestar atenção naquilo que estão dizendo.
O verdadeiro líder sabe ouvir e aproveitar informações e sugestões de seus colaboradores. Ele sabe que se portando desta maneira, a equipe irá considerá-lo ainda mais. Além disso, quem ouve seus subordinados ganha créditos com eles pois:
- Eles sentem que suas sugestões são importantes na organização;
- Sentem-se tratados de maneira individual;
- Estarão dispostos a trabalhar por alguma causa ou meta porque foram ouvidos e opinaram;
- Proporciona uma melhor integração no trabalho em equipe.
O que precisamos saber então é esta verdade inquestionável da liderança: saiba ouvir a todos e todos te ouvirão!