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Relacionamentos ou Resultados? Como montar uma empresa de sucesso!

por Daniel Godri Junior

Postado em 04/05/2017

Existem dois pilares essenciais para quem quer ser um líder de sucesso. O primeiro pilar é investir e cultivar relacionamentos e o segundo focar e cobrar resultados.

Geralmente gestores dão peso excessivo a um desses pilares se esquecendo da importância que ambos tem na construção de uma empresa de sucesso.

Entenda por cultivar relacionamentos todos os gestos verbais ou não que diariamente você expressa aos seus colaboradores. Você os chama pelo nome? Você os cumprimenta pela manhã, você escuta e compartilha os seus sonhos? Você tem criado na sua empresa um clima de amizade e de leveza? (não confundir com baderna).

Você tem investido tempo e quem sabe um pouco de dinheiro valorizando seus funcionários com treinamento, um almoço de vez em quando, ouvindo suas sugestões, ou coisas deste gênero? Se não faz isto comece urgentemente agora.

Por outro lado, devemos saber que o que mantém uma organização viva são resultados. Resultados podem ou não ser financeiros, mas a longo prazo somente do financeiro depende a vida de uma organização. Sendo assim podemos dizer que resultado é lucro. E o lucro vem de pequenos esforços dos departamentos da empresa em atingir seus próprios resultados.

Precisamos e devemos cobrar resultados. Você faz reuniões periódicas para acompanhar resultados? Estas reuniões são feitas somente com a área comercial? Se os resultados não são obtidos, você procura saber qual o real motivo disso?

Existem gestores que se preocupam muito com relacionamentos tornando a organização um lugar agradável de estar, mas que sem resultados dentro de pouco chegará a falência.

Outros se preocupam somente com resultados. Isto é perigoso porque incentiva um comportamento muito competitivo, fazendo com que um passe por cima de outro para atingir metas, vendam abaixo do custo, faltem com a ética e busquem resultados a qualquer preço. Cedo ou tarde a empresa também estará em maus lençóis.

Difícil dizer qual é o ponto ideal que um gestor deva ter. Na verdade acho que dentro de cada empresa isto deve constantemente ser avaliado pelos sintomas que coloquei acima. Como um médico descobre a doença do paciente pelos sintomas assim um bom gestor descobre qual dos dois pilares deve incentivar e cultivar mais a partir dos sintomas de sua organização.

Qual dos dois pilares você deve melhorar? Reflita sobre isto! 

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