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O Perigo da Arrogância

por Daniel Godri Junior

Postado em 04/05/2017

Gostaria de começar este artigo com uma história oportuna que li na internet e reescrevo abaixo:

“Arrogância americana.

O diálogo abaixo é tido como verídico e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.

Os americanos começaram educadamente:

— Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.

Os canadenses responderam prontamente:

— Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.

O capitão americano irritou-se:

— Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.

Mas o canadense insistiu:

— Não. Mude o SEU curso atual.

A situação foi se agravando. O capitão americano foi se exasperando e berrou ao microfone:

— Este é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destróieres, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem seu curso 15 graus para norte. Repetindo quinze graus norte, ou então tomaremos contramedidas para garantir a segurança do nosso navio.

E o canadense respondeu:

— Isto aqui é um farol. Câmbio!”

Muitas empresas quebram pois a sua arrogância não permite que elas enxerguem a necessidade da mudança e de se mudar o curso. Às vezes a arrogância é tanta que pensam que quem tem que mudar é o cliente. Ou seja, se não gosta do nosso produto: passar bem. Algumas empresas são tão arrogantes que diante de uma mudança drástica no cenário, no hábito do consumidor, preferem ficar estáticas e sem sequer repensar seus produtos e serviços.

O velho jargão que não se mexe em time que está vencendo não é verdadeiro. Muitas empresas que mantinham a primeira posição nos mais diferentes segmentos do mercado, hoje não passam de mais um belo case de marketing. De quem é a culpa? Com certeza há vários fatores mas principalmente da arrogância. Ela faz com que desprezemos o adversário, suas estratégias e que entremos numa zona perigosa de conforto. E quando nos damos conta o concorrente já nos engoliu, a empresa perdeu mercado e como dizem por aí: a vaca foi pro brejo.

A arrogância conquista vítimas tanto físicas como jurídicas. Ela pode destruir casamentos, profissões, relacionamentos e o próprio desenvolvimento profissional. A arrogância cega. Faz-nos parecer prontos, acabados, invencíveis e intocáveis.

A arrogância nos faz pensar de duas maneiras: ou nos achamos deuses ou temos certeza que somos!

A arrogância sempre produz alguns frutos meio duvidosos: ela sempre produz uma falsa sensação de superioridade, de agressividade aos outros e dá a má impressão que um título, posição ou cargo podem definir um ser humano.

Aliás, se você está lendo este artigo até agora isto já pode ser um excelente sinal pois os arrogantes dizem que não precisam de informação e que tudo o que é diferente do que eles pensam não passa de bobagens e de perda de tempo.

A arrogância nunca anda sozinha. Ou ela atrai puxa sacos, pessoas falsas ou igualmente arrogantes ou ela atrai a solidão. Afinal quem aguenta um arrogante? Quem sabe nem ele próprio.

Não deixe a arrogância pegar você ou sua empresa. 

Um abraço e até a próxima. 

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