Colonizador é aquele que se aventura a conquistar algum território novo. Como é novo, o colonizar nunca sabe o que poderá encontrar pela frente, quais serão as dificuldades, como será a nova terra, ou ainda se conseguirá chegar até lá. É o colonizador que precisa abrir caminho, construir estradas, desmatar para chegar à nova terra. É ele que enfrenta perigos naturais até chegar ao seu objetivo.
No entanto apesar destas desvantagens é o colonizador que desfruta das primeiras riquezas da nova terra conquistada. É ele que pode desfrutar do ouro, das pedras preciosas, da madeira existente no lugar ou ainda da linda natureza. É ele quem decide o que vai fazer com cada uma das maravilhas descobertas bem como dos terrenos conquistados. Desfruta dos benefícios de sua árdua conquista.
Como estes, no mundo empresarial existem os que preferem ser colonizadores e os que preferem ser simples imigrantes. Tanto um como o outro tem suas vantagens e desvantagens.
Muitos empreendedores optam pelo caminho mais fácil, o caminho dos imigrantes. Tentam montar algo em algum segmento que já deu certo. Com isto geralmente seu negócio, se configurado nos padrões corretos, vai bem. No entanto, por já haverem muitas pessoas neste ramo, é quase certeza que seu negócio irá bem, mas nunca excepcionalmente bem.
Do outro lado da moeda, estão aqueles que preferem tentar algo inédito. É verdade que muitos quebram a cara, por não terem know how e por se “aventurarem” em algo novo. Porém quando acertam, a exemplo dos colonizadores, desfrutam da graça de poderem explorar o novo terreno fazendo com que seus negócios cheguem a níveis jamais imaginados. Cabe a nós escolhermos se queremos ser colonizadores ou imigrantes no nosso negócio.