Integridade. Como o nome já diz alguém integro é alguém que não tem misturas, que não é falso. Alguém que é honrado e tem retidão.
Uma pesquisa mostra que 71% das pessoas fazem negócios com pessoas que confiam. Isto significa uma coisa: são realizados mais negócios pelo caráter dos vendedores e da empresa do que por qualquer outro motivo.
Mas como podemos usar isto a nosso favor?
Um comprador vai comprar um carro seminovo. Pergunta ao vendedor como está o carro. O vendedor diz que tem um risquinho na lateral, um rangido no para sol, e que o parachoques foi restaurado levemente... Oooo quuuueeeee??? Sério? O negócio se arruinou. Não.
A partir daí, para o comprador, o vendedor é alguém em quem ele pode confiar. E acredite, se ele não comprar este mesmo carro comprará qualquer outro que o vendedor lhe indicar. Isto se chama integridade a serviço dos seus lucros. Ou seja, até um pequeno defeito pode concorrer com o lucro.
Outro exemplo: uma empresa promete uma entrega para tal dia. A entrega não acontece no horário esperado. Contudo, ligam avisando que o pedido irá atrasar. A empresa fornecedora não fica colocando a culpa em todos menos nela mesma, se lamenta pelo ocorrido e assume a culpa. Manda um vale desconto para a próxima compra, um presente com pedido de desculpas ou ainda pergunta o que pode fazer para minimizar o prejuízo. Acredite 87% das pessoas continuarão comprando desta empresa e possivelmente gastando ainda mais.
Ainda outro exemplo?
Fui tomar um cafezinho numa panificadora muito bonita próxima de casa. Convidei minha esposa e amigos. Os cafés não estavam suficientemente quentes. Reclamei com a atendente e pedi desculpa aos amigos.
Saí para pagar e nunca mais voltar. A moça se desculpa pelo ocorrido e diz que não era necessário pagar. O resultado? Comprei algumas coisas lá e continuo comprando.
Perder para ganhar, pequenas concessões e sinceridade podem fazer algo maravilhoso por você e sua empresa: tornar você um fornecedor indispensável.
Sucesso e paz.