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3 dicas para montar uma equipe campeã e melhorar o desenvolvimento de sua empresa

Para alcançar o objetivo que se quer uma empresa não pode ter medo de investir em pessoal

Postado em 04/05/2017

Para alcançar o objetivo que se quer uma empresa não pode ter medo de investir em pessoal. Um time de futebol, por exemplo, vai melhorando à medida que contrata novos jogadores, mais experientes, mais bem preparados. E é óbvio que, se o meu atacante é o melhor atacante e se o meu zagueiro é o melhor zagueiro, mais facilmente terei o melhor ataque e a melhor defesa.

Infelizmente, muitas pessoas levam para o ambiente de trabalho a ideia de que “para eu vencer o outro deve perder” e ao invés de equipes unidas e colaborativas, muitos gestores acabam alimentando equipes que lutam entre si e prejudicam o ambiente de trabalho e a empresa. Algumas empresas têm quedas bruscas no lucro, no rendimento e chegam até a falir por conta de problemas com funcionários. A concorrência, quando sadia, contribui tanto com a empresa quanto com os funcionários, mas não pode ser exagerada nem predatória.

Antes mesmo das metas, dos objetivos e da missão de uma empresa, é necessário escolher bem quem fará parte dela. Quando uma equipe é bem formada, o crescimento da empresa é certo. Se você é gestor, está coordenando uma equipe ou quer montar uma empresa, as próximas três dicas lhe ajudarão a montar uma equipe campeã:

1) Preocupe-se primeiro com as pessoas certas no barco, depois com a direção do barcoImagine que você precisa montar uma equipe de quatro pessoas para construir um barco de madeira e atravessar um grande lado. Quem você chamaria? Claro que você não vai chamar a Madonna ou o Adam Sendler, mas sim o melhor engenheiro, um bom carpinteiro, um salva-vidas talvez ou um enfermeiro, um lenhador quem sabe, e por aí vai. Antes de se preocupar com a direção do barco, com a força do vento, é preciso se preocupar com quem estará no barco. O profissional certo é aquele que, além de conhecimento, tem um perfil adequado com a missão, visão e valores da empresa. Quando uma empresa contrata a pessoa certa, as metas tornam-se mais fáceis de serem alcançadas. Além disso, quando colocamos as pessoas erradas no barco, precisamos criar regras desnecessárias e a empresa se torna burocrática, o que afasta os bons profissionais.

2) As pessoas devem saber o que fazer, principalmente sob pressão e nem um imprevistoVocê pode pensar “nossa, mas isso é óbvio”, mas muitos líderes se esquecem disso. Funcionários ficam inseguros, acomodados e com medo de tomar decisões porque, na maioria das vezes, não sabem qual é o seu limite, até onde podem ir em seu trabalho. Todos os membros da equipe devem saber claramente qual sua função, o que podem e não podem, devem e não devem fazer e até onde lhes cabe trabalho. Além disso, cada “membro do barco” também deve ter um “kit de sobrevivência”, ou seja, deve saber o que fazer se ocorrer algum problema ou imprevisto ou se for preciso trabalhar sob alguma pressão, como demissões em massa, por exemplo. Isso tudo faz parte da preparação do funcionário. Empregados bem preparados formam equipes campeãs.

3) Toda equipe de sucesso deve ser colaborativaUma equipe campeã é aquela em que todos têm liberdade para opinar, discutir, sugerir novas ideias, novos jeitos de fazer, novos caminhos a serem seguidos. Às vezes um profissional brilhante não é descoberto porque não tem espaço para dialogar. O líder deve ser esta pessoa aberta e atenta às críticas dos funcionários que, por sua vez, devem ser participativos e estar dispostos a colaborar com a empresa. Quando os funcionários de uma equipe colaboram entre si, a equipe cresce e é a empresa que sai ganhando. Além disso, quando uma pessoa tem espaço e é ouvida, ela se sente mais motivada e uma equipe motivada pode mudar os rumos de uma empresa.

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