Daniel Godri Junior
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Ele também consegue aproximar o público com histórias de tocar o coração o que faz com que suas palestras se tornem momentos inesquecíveis.

Seu funcionário, seu principal cliente!

por Daniel Godri Junior

Postado em 04/05/2017

Muito se diz hoje em dia que devemos nos voltar ao cliente. Isso é totalmente correto, mas muitas empresas esquecem-se de que para atender bem o cliente externo, ou seja, o consumidor final, precisamos antes de mais nada, atender excepcionalmente o cliente número 1 da sua empresa, ou seja, seu funcionário.

Não que eu não ache o consumidor final importante, ao contrário, todas as organizações de todas as áreas dependem dos seus clientes para sobrevirem. O que eu quero dizer é que na preocupação com o cliente final também deve fazer parte a preocupação com os clientes internos ou seja nossos funcionários.

Acontece que muitos gerentes, líderes e chefes de organizações pressionam constantemente os seus colaboradores para que estes consigam bons resultados. Alguns chegam ao limite de maltratá-los, intimidá-los ou ainda constrangê-los com ameaças achando que este tipo de atitude poderá salvar a empresa ou fazê-la vender mais.

A verdade é que se não tratarmos muito bem nossos clientes internos, eles jamais conseguirão transmitir aos consumidores a empatia pela marca, serviço ou produto.

Mesmo que instintivamente deixarão transparecer pela linguagem não verbal, ou seja a corporal, que não confiam na empresa e não tem paixão alguma de estarem trabalhando ali. O cliente por sua vez, sente que algo não esta bem e isto acarreta em perda de vendas e lucros para as organizações.

A regra de ouro é esta: sirva bem seus colaboradores e eles servirão bem seus clientes, trate mal seus colaboradores e eles não se esforçarão para tratar bem seus clientes 

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