Daniel Godri Junior
Segunda à sexta 8h30 às 18h
41 3024-2445

Ele também consegue aproximar o público com histórias de tocar o coração o que faz com que suas palestras se tornem momentos inesquecíveis.

Todas as pessoas são Motiváveis!

Por Daniel Godri Junior

Postado em 04/05/2017

Arrisco aqui a escrever algo perigoso. O fato de dizer que todas as pessoas são motiváveis. Isto porque dá a impressão pelo título do artigo que sempre a culpa de um sujeito produzir abaixo do que poderia produzir é culpa de seu gestor imediato. Mas Não, nem sempre é!

Quando dizemos que todas as pessoas são motiváveis quero dizer apenas que qualquer pessoa pode ser motivada por algo. Seja um cargo, uma empresa diferente, uma função, outro ambiente e porque não um gestor melhor!

Porém também é certeiro afirmar que há pessoas que definitivamente estão no lugar errado, na empresa errada e na atividade errada.

Para estes geralmente palavras não são suficientes para motivá-los a mudar. Faço um paralelo para entender: uma planta tem um determinado tipo de solo para crescer sadia, florescer e dar frutos. Por mais cuidados que possamos e devemos ter com uma planta se ela estiver no solo errado não chegará ao perfeito crescimento.

Cabe ao gestor de recursos humanos descobrir o DNA motivacional de cada indivíduo. Tamara Lowe fala do DNA como sendo: Desejos, Necessidades e Agraciações.

Os desejos são coisas que nascem com as pessoas e são forças interiores que levam alguém a agir e se dividem em desejos de conexão ou desejos de produção. Os primeiros são pessoas que em primeiro lugar querem um ambiente leve, cooperativo, com trabalho em equipe. Os outros, com desejo de produção priorizam resultados, metas, competitividade.

As necessidades por sua vez são os requisitos essenciais que devem ser cumpridos por alguém para que a pessoa se sinta satisfeita. Também se dividem em necessidades de estabilidade ou de variedade. Como o nome já diz algumas pessoas priorizam a estabilidade, a rotina, o seguro, a carreira enquanto outros a variedade, a falta de rotina, a mudança e as novas experiências.

Ainda temos o sistema de recompensas ou agraciações que podem ser internas ou externas. Alguns preferem o reconhecimento acima do financeiro, outros priorizam o financeiro sobre o reconhecimento. O sistema de agraciações é como gostaríamos de ser recompensados no caso de um bom trabalho. Alguns preferem o crescimento profissional, status e remuneração variável e outros priorizam o reconhecimento, o elogio, um bom feedback.

Seja qual for o seu DNA motivacional isto não significa que tendo um dos dois você deixa de ter o outro. Não. Significa que sempre um dos dois é priorizado pelo individuo.

Assim como as plantas (e aqui não falo abobrinhas!) as pessoas precisam ser colocadas nos lugares certos, com os recursos certos e com as pessoas certas para produzirem mais e serem melhores.

E para concluir: você profissional de RH tem regado seu jardim?

Receba
Novidades
Telefone: 41 3024-2445
© 2017 DANIEL GODRI . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.